Missão GoMartins Mato Grosso: A Joia do Ecoturismo Brasileiro - Etapa Nobres





Por Alice Morais - Viajecer

Edição Felipe Martins - GoMartins


A equipe da GoMartins partiu, em dezembro, para mais um estado brasileiro incrível e riquíssimo em cultura, história e natureza: o Mato Grosso. Visitamos quatro destinos da região e vamos contar tudo por aqui!


A nossa aventura no Mato Grosso começou por Nobres, mais precisamente no distrito de Bom Jardim onde ficam localizados os principais atrativos da região. A cidade fica a cerca de 144km de Cuiabá e é um destino turístico recente, começou a ser explorado há poucos anos, então ainda tem um ar bem rústico e apresenta grande parte da sua área de natureza bem preservada. As estradas de acesso estão pavimentadas e em bom estado, mas para acessar os atrativos é necessário percorrer alguns quilômetros de estrada de terra, o que já passa aquela emoção que a gente gosta!

Aproveitamos para deixar registrado aqui, logo de cara, que para visitar grande parte dos destinos do Mato Grosso de carro é ideal que seja usado um veículo 4x4, pois muitos trechos dos atrativos são de terra ou areia, muito propícios para atoleiros. Nós alugamos o nosso 4x4 na Movida Aluguel de Carros em Cuiabá, então ficamos muito tranquilos quanto às dificuldades, fomos preparados! Além disso, a melhor opção para conhecer quase todos os destinos do estado é mesmo de carro. Se preferir ir de avião até algum ponto mais próximo, você pode optar por sair de Cuiabá (como nós fizemos) ou de Goiânia dependendo dos locais que pretende visitar.

O Reino Encantado possui águas cristalinas e mais de 600 ressurgências

Voltando aos atrativos de Nobres, a nossa primeira parada foi no Reino Encantado, uma pousada que fica em meio à natureza e preserva bem no seu “quintal” a nascente do Rio Salobra. As atividades no local já começam na área de convivência da pousada, com cafezinho e chá para os visitantes, depois nos equipamos (com colete, bota de neoprene e snorkel) e partimos para a trilha. Caminhamos por cerca de 1km até o ponto inicial da flutuação, na nascente do rio, onde é possível observar – e admirar – as mais de 600 ressurgências que brotam borbulhando do chão de areia. É lindo demais, um espetáculo da natureza! A água é extremamente límpida, então a visibilidade é perfeita para observar os cardumes e todas as outras espécies da região. O percurso da flutuação tem cerca de 800m e é bem tranquilo de ser realizado, mesmo para os menos experientes. Só não é permitido tocar o chão, para não gerar nenhum tipo de desequilíbrio no ambiente local.


Henrique Martins durante a flutuação que é feita com colete para evitar que os turistas toquem o fundo.

Uma outra observação importante sobre esse atrativo, que vale para vários outros lugares do Brasil e do exterior, é quanto ao uso de filtro solar e outros produtos que contenham compostos nocivos ao meio ambiente. Existem filtros solares próprios para esses locais, que são livres de sulfatos, parabenos, oxibenzona e outros aditivos que geram impacto nos rios e oceanos. Essa regra deveria ser universal, concordam?

Depois de curtirmos muito a flutuação do Reino Encantado, partimos para a nossa próxima aventura em Nobres, uma trilha de quadriciclo.












Quadriciclo – Bom Jardim Adventure

Percurso do quadriciclo é pura aventura

Chegamos à base da Bom Jardim Adventure por volta das 16h e já começamos os preparativos para não perdermos o timing do pôr do sol. O procedimento começa com os equipamentos de segurança, capacete e bota fechada que eles disponibilizam lá mesmo, depois recebemos as instruções sobre o trajeto e as orientações de conduta durante o passeio. Antes de iniciarmos a trilha, fizemos um percurso dentro da base para nos adaptarmos aos veículos, o que foi ótimo pois conseguimos entender como funciona, quais eram os comandos e partirmos muito mais seguros.

Henrique Martins pronto para a adrenalina.

O percurso tem cerca de 13km no total e o passeio completo leva uma média de 1 hora e meia, com muita emoção! Como o verão é época de pancadas de chuvas, pegamos algumas partes do trajeto alagadas e com barro, o que deu uma dose adicional de adrenalina e deixou tudo muito mais divertido. A atividade é segura e fomos acompanhados por um guia o tempo todo, então é para se jogar, deixar sujar e curtir muito! No meio do percurso, paramos em um pico no ponto mais alto da trilha para assistir ao pôr do sol do mirante...um visual lindo demais, indescritível!

Para entender de verdade o que é esse passeio e sentir essa adrenalina, só assistindo ao vídeo que preparamos para vocês e arrumar as malas para conhecer Nobres assim que puder!


Realização:

@org.gomartins


Correalização:

@valterpatrial

@viajecer


Parceria:

@descubramatogrosso

@sedecmt

@movidaalugueldecarros

@azulinhasaereas


Apoio:

@embraturbrasil


Parceiros Locais:

@vivanobres

@bomjardimadventure

@pousadareinoencantado


#matogrosso

#mt

#descubramatogrosso

Contato: assessoria@gomartins.org

31-994009960

Brasil

© 2016 GoMartins®. 

  • YouTube
  • Instagram ícone social